quarta-feira, 27 de maio de 2009

UNIDADE 10 - MÓDULO 1

Na unidade 9 vimos que todos nós (usuários da língua) temos uma "percepção" do que são gêneros textuais. Agora, vamos sistematizar este conhecimento, começando por fazer a distinção entre TEXTO LITERÁRIO e TEXTO NÃO LITERÁRIO.
Primeiramente, vamos fazer uma lista das diferenças para, em seguida, rever alguns conhecimentos fundamentais para a melhor compreensão do assunto. A presença de uma característica apenas não é o suficiente para saber se o texto é literário ou não, é preciso identificar um conjunto de características, sua função principal, sua veiculação, seu público idealizado, para então classificá-lo como "literário" ou "não-literário".

CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS LITERÁRIOS:
  • elaboração da linguagem e do conteúdo para causar impacto no leitor, isto é: surpreender, emocionar, despertar a curiosidade, fazer rir ou se assustar, provocar a reflexão e o pensamento crítico...
  • valorização dos aspectos sonoros: o ritmo, a rima, as aliterações...;
  • uso intensivo de figuras de estilo (metáforas, antíteses, hipérbatos etc.);
  • uso da conotação, pois muitas vezes não basta ler o que está "dito", mas buscar o que está subentendido, sugerido;
  • presença de técnicas de composição próprias, como o poema, o conto, o romance, a crônica..., mas com liberdade na criação;
  • predomínio da função poética, ou seja, tanto o conteúdo como a forma são importantes para a construção e a leitura do texto.
EXEMPLOS: conto (de fadas, de suspense...), romance (de aventura, de amor, de ficção científica, de horror...), poema, crônica, letra de canção...

CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS NÃO-LITERÁRIOS
  • são textos que valorizam muito mais o conteúdo (o "que é dito") do que a forma (o "como é dito");
  • quando há elaboração da linguagem (por exemplo, no anúncio publicitário), isto acontece para promover o conteúdo (no exemplo, para "vender" um produto);
  • predomina a linguagem denotativa, isto é, as palavras usadas em seu sentido básico;
  • são textos de caráter utilitário, funcional, ou seja, eles "servem" a um propósito de informar, divulgar, explicar, orientar, anunciar, comentar etc.;
  • geralmente usam técnicas de composição já prontas, como a carta, a tabela, o cartaz, o manual de instruções etc.;
EXEMPLOS: notícia, receita culinária, manual de instruções, nota biográfica, torpedo, bilhete...

No próximo módulo, vamos relembrar os "elementos da comunicação" e as "funções da linguagem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário