quarta-feira, 13 de maio de 2009

Profª Andrea

Iniciei a aula informando aos alunos que iríamos realizar várias atividades para estudar alguns gêneros textuais, seguida de informações do que é gênero textual.
Como o tema motivador das unidades do TP3 é o trabalho, fotos de pessoas em atividade foram distribuídas e solicitei que descrevessem o que as pessoas das imagens estavam fazendo. (Baseado nas páginas 15 e 16 - TP3).
Em seguida, pedi que eles definissem trabalho. Esta definição foi comparada com os significados encontrados no dicionário.
Foi interessante a exploração oral, neste momento, pois o conceito de trabalho dos alunos, até então, estava diretamente ligado à remuneração e não relacionaram que trabalho é resultante de atividades realizadas no dia a dia e que podem ser prazerosas e não necessariamente, remuneradas. Citei como exemplo o que eles realizam em sala de aula é considerado trabalho.
Ficou evidente a importância do conhecimento de mundo para a análise e entendimento de trabalho e que os trabalhos valorizados pela sociedade estão relacionados à status.
Próxima atividade realizada foi a leitura e análise das duas versões de "A cigarra e as formigas", escrita por Monteiro Lobato. Os alunos apontaram a importância da valorização do trabalho do outro, que solidariedade e amizade são importantes e que egoísmo e inveja são desprezíveis. Eles escreveram a moral para cada versão analisada.
As características contidas nos textos foram identificadas e reconhecidas como fábula.
Uma terceira versão foi analisada, desta vez em versos. Neste momento, foi possível a comparação de texto em prosa e texto em verso, as diferenças entre um e o outro. Os alunos entenderam que os três textos apresentados pertencem ao mesmo gênero, apesar da forma que o terceiro texto foi organizado.
Solicitei aos alunos que contassem a fábula usando a linguagem não-verbal, através de ilustração e que o desfecho da história ficasse a critério deles: ou seria a formiga boa: reconhecendo o valor do canto da cigarra e acolhendo-a; ou então, como na versão da formiga má: negando ajuda à cigarra.
Como não existiam dúvidas sobre o fábula, outro gênero foi apresentado: biografia. Dois textos foram analisados: a biografia de Monteiro Lobato e a de Jean de La Fontaine. Houve comparação entre os dois gêneros para que os alunos percebessem as diferenças na organização textual; o que faz com que um seja fábula e o outro, biografia.
Nas próximas aulas, serão realizadas atividades de produção de fábula e de biografia. Para a produção de fábula, alguns provérbios foram apresentados por mim e pelos alunos e as mensagens contidas nestes ditados populares foram discutidas. Para a produção de biografia, uma lista de perguntas foi apresentada e os alunos realizarão entrevista com alguém da comunidade ou com algum familiar. Nesta entrevista, o aluno poderá excluir ou incluir alguma pergunta ao entrevistado.
A colaboração da equipe de Língua Portuguesa e do coordenador na elaboração das atividades foi muito importante, viabilizou o trabalho em sala de aula.
Outro fator relevante foi a aceitação dos alunos a cada atividade proposta, participaram com interesse a todas as reflexões.
Acredito que as informações sobre estes gêneros textuais foram assimiladas efetivamente.
O estudo dos gêneros, a elaboração e a aplicação das atividades, a aprendizagem dos alunos, foram fatores preponderantes para o enriquecimento da minha prática pedagógica.

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