quinta-feira, 21 de maio de 2009

GT - MÓDULO 5

Agora que você já teve contato com o gênero "biografia" e "fábula", observando as características de cada um, propomos a seguinte atividade:
1)GÊNERO BIOGRAFIA - transforme a entrevista que você fez em uma biografia; faça o seguinte:
a- coloque como título o nome completo da pessoa entrevistada (em letras maiúsculas);
b- ordene as informações de acordo com um dos modelos de biografia que você viu (por exemplo, o do módulo 2);
c- organize os parágrafos da seguinte forma: no primeiro parágrafo coloque as respostas 1 e 2; no segundo, coloque as respostas 3 e 4; no terceiro, coloque as respostas 5, 6 e 7; no quarto parágrafo coloque a resposta 8 (se houver mais respostas, pense onde colocá-las, se em um dos parágrafos anteriores ou se em um parágrafo próprio).

2) GÊNERO FÁBULA - escolha um dos ditados que você recolheu e invente uma fábula cuja moral seja o ditado (por exemplo: "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura"). Para fazer isso você deve:
a- pensar em uma história em que dois personagens fazem algo que será resumido pelo ditado no final;
b- os personagens devem ser animais e o tipo de animal deve ter um "caráter" de acordo com o que se pensa sobre ele (a cobra "esperta"; o cachorro "amigo", a galinha "protetora"; o cavalo "trabalhador" etc.);
c- a história deve conter uma ação apenas, isto é, deve girar em torno de um acontecimento;
d- dar um título para a fábula (de preferência, coloque os nomes dos animais da história).
Veja um exemplo:

O RATO E O CACHORRO

"Um rato queria muito comer um queijo defumado e cheiroso que ficava sobre a mesa, mas o cachorro que tomava conta da casa não deixava. Todo dia, na hora do almoço do cachorro, o rato aparecia e ficava olhando para o queijo do buraco de sua toca. O cachorro, então, deixava de comer e ficava vigiando o rato, que ficava parado por horas. Quando o rato ia embora, o cachorro finalmente ia almoçar, mas a comida já estava fria, ou cheia de formigas e o cão ficava com muita raiva. Um mês se passou e o rato repetia o seu ritual, sem falhar um dia. Com saudade de seu almoço quentinho, o cachorro desistiu de vigiar o rato e, finalmente, pode saborear sua deliciosa comida na hora certa. Aproveitando-se disso, o rato atacou o queijo e comeu o máximo que pode. Ao ir embora, falou para o cachorro: - Se você não fosse tão teimoso, nós dois teríamos comido muito melhor este mês!" MORAL: Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.

(Autor: Fábio Elionar)

Com isso, acabamos esta etapa. Até a próxima!

Um comentário:

  1. Cara fiz o texto como uma tarefa a sala toda gostou muito obrigado, pode me add por favo gostei desses bonitos e geniais textos o o msn ai:quinhojua@hotmail.com

    ResponderExcluir