quarta-feira, 13 de maio de 2009

Profª Elaine Miranda

Com o objetivo de trabalhar diversidade de textos em situações concretas e reais de comunicação, será apresentada uma proposta de gêneros textuais.
Comecei a aula com o tema motivador das unidades do TP3 é o trabalho, fotos de pessoas em atividade, foram distribuídas e solicitei que descrevessem o que as pessoas das imagens estavam fazendo.
Em seguida pedi que conceituassem trabalho. Os alunos relacionaram trabalho a sobrevivência, a dinheiro (pesquisaram no dicionário).
Outras duas atividades interessantes, que foram aplicadas com os alunos, foi a biografia de La Fontaine e a leitura “A cigarra e as formigas”, Houve a comparação entre os dois gêneros (fabula e biografia)
É válido destacar a motivação, a criatividade, a originalidade e o empenho dos alunos, o que ultrapassou em muito a expectativa inicial.
Aconteceu nessa experiência o envolvimento ativo da equipe de língua portuguesa e do coordenador, que buscou os subsídios teórico-práticos para o término desta etapa.

Um comentário:

  1. Pessoal, está ficando muito bom. Daqui a pouco este espaço será nossa sala de bate-papo e de troca de atividades. É só começar...

    ResponderExcluir