quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Profª Andrea

TP3 - Unidade 10
Gênero não-literário e gênero literário

As atividades desenvolvidas tiveram como objetivo diferenciar as características entre o gênero literário e o gênero não-literário. Para isso, levei vários exemplares de um jornal da região para que os alunos percebessem como os anúncios classificados (gênero não-literário) são organizados dentro de uma seção. Após análise, detalhada dos anúncios, algumas perguntas foram respondidas:

• O que você entende por anúncios?
• Onde, em geral, aparece este gênero textual?
• Para que serve?
• Neste tipo de texto, aparecem palavras abreviadas. Transcreva algumas destas palavras com seus respectivos significados.

Após entendimento das características deste gênero, uma outra atividade foi proposta: que eles pesquisassem junto à comunidade, pessoas que estivessem vendendo algo ou, então, que quisessem oferecer serviços. Após esta coleta de dados, foi construída, em sala de aula, uma página com estes anúncios. Neste momento, percebi que a turma assimilou a forma de apresentação desse gênero.
Para o estudo das características do gênero literário, mostrei aos alunos um classificado diferente: o classificado poético, textos feitos para emocionar, que utiliza uma linguagem poética. Assimilados estes conceitos, classificados poéticos foram produzidos pelos alunos.
O resultado do trabalho com o gênero literário e não-literário foi satisfatório. Os alunos compreenderam a organização estrutural dos textos pertencentes a diferentes gêneros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário